segunda-feira, setembro 13, 2004

Aqui vai um desenho meu para quem gostar de desenho japonês

Eu tenho andado à mais ou menos 7 anos fascinada por desenhos manga (japoneses) e de à 3 anos para cá tenho tentado desenhar alguns com as poucas fontes que tinha. De momento já tenho um livro de introdução às bases de manga, que me ofereceu a minha cunhada (Obrigada!) o qual aconselho vivamente a quem queira seguir este mesmo caminho, este livro intitula-se de "Como Desenhar Manga" a autora chama-se Katy Coope e a editora é a Editorial Estampa, e agora à pouco tempo sairam uns fasciculos de coleção da Salvat, Curso de desenho Manga (que me está a ser oferecido pela minha madrinha(Obrigada!)), o qual agora apenas se pode obter atraves de encomendas, mas que é muito bom mesmo e que acho que ainda não tive nada tão avançado nas mãos como isto. Os contactos para pedir estes fascículos (os quais cada um custa 4,50 euros) são:

Serviço de atendimento ao cliente final e números atrasados:
Tel.: 219 265 121 (dias úteis das 9:30 h às 12:00 h)
Fax.: 219 265 129
e-mail: jornal.matinal@webside.pt

Assinaturas:
Marco Postal, Lda.-Rua da República da Coreia, n.º 34 Ranholas - 2710 SINTRA
Tel.: 219 226 000
Fax.: 219 226 099

Depois ainda há outros livros (manuais) dos quais ouvi apenas falar. Nunca os vi mas pelo que me disseram são bastante bons. Penso que o título do manual é "É Manga" e pode-se obter em qualquer loja Fnac por (penso eu) 25 a 30 Euros cada e são 6/7 volumes.
E ainda podem fazer como eu fiz enquanto não tinha nada e digo-vos que é uma boa maneira de aprenderem (embora obviamente não exagerando) é copiarem os desenhos manga que virem em site e jogos e depois a partir deles tentar misturar características de alguns para encontrarmos o nosso proprio estilo e desenhos originais.

Espero que estas informações ajudem os novos mangakas portugueses a seguirem o rumo que querem da vida sem correrem riscos (a maior parte pelo menos, porque riscos de isto acontecer há sempre até para grandes autores) de cometerem erros imperdoáveis que podem ser detectados por quem perceba do tema.

1 Comments:

Blogger teste said...

bem... eu vou continuar a abster me de desenhar para não te sentires humilhada... NÃO!!! não é por eu desenhar muito bem, é mesmo por conheceres alguém que desenha tão MAL :s

12:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home